Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed  | 

Estratégias para corretores de imóveis

| Imóveis | 11 de setembro de 2014

Estratégias para corretores de imóveis

Muitos consultores de marketing imobiliário compartilham dicas para corretores de imóveis, indicando que eles devem agir estrategicamente. Mas, pouco é divulgado a respeito dessas atitudes estratégicas. Meu intuito nesse primeiro post, para o Manual do Corretor, é informar alguns pré-requisitos para que você possa agir estrategicamente.

Flexibilidade
Pois bem, antes de tudo, você deve ser flexível e possuir sensibilidade para reagir com rapidez às mudanças competitivas e de mercado, mantendo-se antenado e aberto às principais alterações que ocorram, tais como, econômicas, tecnológicas e relacionadas ao consumo.
Esteja atento aos índices econômicos, às novas tecnologias, como elas poderão ser úteis em sua rotina como corretor de imóveis e aplicadas em sua imobiliária.
Não se esqueça também dos hábitos de consumo que mudam abruptamente. A preferência por apartamentos maiores, menores, com ou sem varanda, enfim, é importante que você acompanhe essa evolução e possa oferecer melhores soluções ao seu público alvo.

Segure o benchmarking
Pare de praticar o benchmarking de forma excessiva. Essa prática consiste em comparar as suas ações com as dos concorrentes que lideram ou estão em um patamar maior que o seu no mercado.
Comparação que, na maioria das vezes é entendida como copiar e praticar de forma diferente e/ou melhor os atos do concorrente.
O benchmarking possui o objetivo de melhorar os processos realizados por você e/ou sua imobiliária. A partir da análise de como seus concorrentes estão realizando esses processos. Entretanto, você não deve transformar essa prática numa obsessão e começar a copiar tais atitudes.
É muito importante que você fomente uma visão estratégica, a fim de entender o motivo do seu concorrente estar se comportando de tal maneira para, a partir daí, criar um movimento de contra-ataque com o intuito de se antecipar à ele.

Terceirize
Interessante também é a terceirização agressiva que proporcionará maior eficiência nas atividades realizadas por você e/ou sua imobiliária. Quanto mais você se desonerar de atividades que consumam seu tempo, melhor. Corretor de imóveis precisa estar se relacionando com pessoas, e não, redigindo contrato em um escritório. Muito menos, preso em fila de cartório.
Essa terceirização contribuirá para a melhoria na qualidade das atividades terceirizadas, devido à sua repetição. E você, ficará mais livre para trabalhar o comercial.
Dica: Não queira fazer todas as atividades, pois demandarão tempo. Contrate e/ou firme parcerias estratégicas que possam oferecer esses serviços.

Competências únicas
E para finalizar, porém, não menos importante, estimule algumas poucas competências essenciais. Imprescindível que sejam poucas, para você não acabar feito o pato: que sabe voar, nadar e andar, mas faz tudo isso de forma péssima.
Focar a sua lente em fomentar competências únicas, contribuirá para o alcance do sucesso no mercado imobiliário.
Se todos os corretores de imóveis da sua região estão trabalhando com vários tipos de imóveis e formas de negociação, por exemplo, dedique-se a entender plenamente algumas poucas. Dessa forma, você se tornará um especialista nessa respectiva área.
A característica do sucesso é a originalidade. E você pode comprovar ao olhar a forma de atuação dos corretores de imóveis e imobiliárias da sua região, você conseguirá contar que a cada cem, somente quatro fazem sucesso. Os outros noventa e seis apenas os imitam.
Você será sempre o segundo se somente imitar.
Dica: Ao fomentar suas competências, seus olhos não deverão ser fechados às oportunidades que surgirão. Por isso, é muito importante que você possua sensibilidade para se adaptar.

Conclusão…
Para obter destaque no mercado imobiliário, você deve:
1º – Ser flexível e possuir sensibilidade;
2º – Parar de praticar o benchmarking de forma excessiva;
3º – Investir em terceirização;
4º – Fomentar competências únicas.
Deixe nos comentários o que você faz além do que foi listado e se você possui alguma dificuldade em praticar tais dicas.
Até a próxima!

Fonte do Artigo: manualdocorretor.123i.com.br

 

524 total views, 1 today

  

Links Patrocinados